quinta-feira, 23 de junho de 2011
terça-feira, 7 de junho de 2011
sábado, 4 de junho de 2011
ENCOM 02 DE JUNHO
O primeiro dia do Encom contou com palestras e painéis realizados no auditório da UTFPR. Estiveram presentes autoridades do campus, professores e alunos da UTFPR e de outras instituições de ensino em número aproximado de 200 pessoas.
O evento iniciou com a solenidade de abertura na qual algumas autoridades como a coordenadora do curso de Comunicação Institucional Profª Valéria dos Santos e o diretor geral do campus Curitiba o professor Prof. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, proferiram seus discursos. Em seguida tivemos a palestra do prof. Dr. Artur Roman “Quem não se comunica se trumbica e quem se comunica também” que tratou sobre os tipos de discursos presentes nas organizações. Após a palestra os convidados e alunos puderam aproveitar um delicioso coffee break. Ao retornarem do coffee tivemos os painéis de acessibilidade, gestão e tecnologia na comunicação interna ministrados por Marina Cassapian, Deise Silveira e Carmem Murara respectivamente. Ao término do evento foram entregues lembranças aos palestrantes e sorteados livros aos alunos.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
GANHADORES DO SORTEIO DOS LIVROS NO TWITTER
Parabenizamos Paulo Henrique e Fernanda Obiaeski ganhadores dos livros de comunicação, fornecidos pela Livrarias Curitiba, sorteados pelo twitter.
O prêmio será entregue após o término das atividades do dia 02 de junho.
Agradecemos a participação de todos!
terça-feira, 31 de maio de 2011
CAROS PARTICIPANTES DO 9º ENCOM
Local do evento:
Devido ao grande número de inscritos tivemos que fazer uma mudança em relação ao auditório. Inicialmente estava previsto para ocuparmos o mini auditório, mas agora estaremos no auditório grande.
Acreditamos que, mesmo para aqueles que não estudam na UTFPR, não haverá problemas, pois os auditórios ficam bem próximos um do outro e haverá pessoas que prestarão auxílio, caso seja necessário.
O endereço completo da UTFPR encontra-se disponível no blog, seguido de um mapa. Fizemos uma listagem de estacionamentos próximos para aqueles que precisarem, bem como as opções de ônibus que podem ser utilizadas.
Certificados:
Os certificados serão entregues a todos os participantes que tiverem a frequência exigida, ou seja, 100% de presença e serão entregues no final do evento. Haverá dois certificados: um para o dia das palestras (02/06) e o outro para o dia das oficinas (03/06).
Programação e horários:
Programação e horários:
A programação sofreu algumas alterações e foi atualizada no blog. Confiram as modificações e o ensalamento das oficinas. As inscrições para as oficinas serão realizadas no dia 02/06 (quinta-feira), na entrada do auditório, mediante disponibilidade de vagas, por isso para garantir a vaga procure chegar mais cedo.
Para aqueles que pretendem fazer a oficina de Fotografia é necessário trazer uma câmera fotográfica digital no dia (03/06 - sexta-feira). Os alunos da UTFPR de Comunicação Institucional terão as duas primeiras aulas neste dia (03/06 - sexta-feira) e só posteriormente é que se deslocarão para realizarem as atividades do ENCOM.
Evite chegar atrasado, pois respeitaremos o horário publicado na programação.
Em caso de desistência na participação do evento, por favor, envie-nos um e-mail comunicando para que possamos ceder sua vaga à outra pessoa.
Sem mais para o momento aguardamos ansiosos a presença de todos.
Obrigado.
Em caso de desistência na participação do evento, por favor, envie-nos um e-mail comunicando para que possamos ceder sua vaga à outra pessoa.
Sem mais para o momento aguardamos ansiosos a presença de todos.
Obrigado.
sábado, 28 de maio de 2011
GAZETA DO POVO DIVULGA O 9º ENCOM
A equipe organizadora do 9º ENCOM agradece a Gazeta do Povo e os demais sites e blogs que estão contribuindo na divulgação do evento.
Eis aqui alguns deles:
Blog de Secretariado da FATEC
Blog do CACI/UTFPR
terça-feira, 24 de maio de 2011
O SOM DO ENCOM
Após o encerramento das atividades do dia 02 de junho aproveite para curtir o som da banda NoReply que fará covers da Bad Religion no pátio da UTFPR.
SOBRE A BANDA: Com a formação atual pouco diferente da original, a No Reply procurou sempre manter o seu perfil conivente com o de uma banda responsável com seus ideais e seus compromissos. E não foi por acaso que por esses atributos aliados ao seu som que ela teve a possibilidade de tocar com grandes bandas do Hardcore brasileiro, como Dead Fish, Zander, A-OK, Rancore, Garage Fuzz, entre outras de menor porte.
Em 2010, depois de muitos shows em Curitiba e fora dela, agregando muita experiência musical e política no meio underground, o maior projeto da banda, até então, se concretizou: o lançamento do primeiro CD com dez faixas, intitulado: “Monocromático” e produzido por Rafael Novisk (integrante das bandas Oskão, Duff's, Colaterall e No Break). Não só como apenas uma compilação de todo o trabalho da banda até o momento, o CD surgiu como forma de mostrar que a cena não morreu, muito pelo contrário, continua viva e à moda antiga, em preto e branco.
Para conhecer um pouco mais sobre a banda e curtir algumas musicas entre em: http://www.myspace.com/noreplyrock
Depois de ouvir, se quiser baixar o CD, o link é: http://www.4shared.com/file/QPmys0y-/2010_No_Reply_-_Monocromtico.html
INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE MAIO
ATENÇÃO
Informamos para aqueles que ainda não realizaram a inscrição no 9º ENCOM que o prazo foi prorrogado para 30 maio. Lembramos também que a inscrição para as oficinas serão feitas no dia 02.
Em caso de dúvidas envie e-mail para 9encom@gmail.com ou escreva uma mensagem através da página Contato.
Ainda está semana faremos sorteio de livros através do twitter. Para participar é necessário estar inscrito no evento e retutitar a frase "Eu vou participar do @9Encom e quero ganhar um livro http://kingo.to/Cx8 ".
Não fique fora desta!
segunda-feira, 23 de maio de 2011
DNA INSTITUCIONAL?
A comunicação é uma característica fundamental na construção do relacionamento social, e não pode ser excluída na constituição das organizações. È semelhante ao DNA que habita nosso corpo (organização), e não se concentra em uma parte específica, mas é distribuído entre as células.
O biólogo evolutivo Richard Dawkins, explica que as moléculas de DNA se replicam, o que significa que elas fazem cópias de si mesmas, contudo a replicação por si não cria um novo organismo e o DNA também assume a função de coordenar a formação das células de acordo com a necessidade do organismo.
Análogo ao DNA a comunicação de uma instituição deve ser replicada de forma que todas as células (funcionários) recebam a mesma informação e interajam com esta informação de forma adequada sem ruídos, é parte essencial no desenvolvimento dos negócios e na constituição da organização.
Uma comunicação institucionalizada, agregada a organização, assumindo as características e funções do DNA, colabora com a imagem e identidade da instituição refletindo sua excelência no progresso e desenvolvimento institucional.
domingo, 22 de maio de 2011
UTFPR PARTICIPA DO II ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO E CULTURA DO IFPR
O grupo instrumental da UTFPR fez a apresentação de encerramento do II Encontro de Cultura e Comunicação no auditório do IFPR. O grupo caracteriza um projeto de extensão que foi formado na UTFPR em 1973, com característica de banda marcial. Entretanto, em 2009, teve uma reformulação de suas atividades, passando a abranger todos os tipos de instrumentos e repertório diversificado. É composto por alunos do Campus Curitiba e por membros da comunidade externa que são convocados através de teste seletivo.
O grupo, através de composição e repertório variado, busca implementar o ensino musical coletivo, abrindo oportunidades para outros artistas. Essa é também a proposta do CultCom: reunir grandes professores da área de comunicação, artes visuais e cênicas, tecnologia e eventos do IFPR e de outras instituições, atraindo alunos da comunidade em geral com o objetivo de contribuir para o fomento da comunicação e da cultura por meio das diversas linguagens apresentadas, que unem as pessoas, as artes e as ciências.
As apresentações do Coral (que fizeram a abertura do evento no dia 19 de maio) e do Grupo Instrumental foram alguns dos destaques desta edição do evento, que é promovido pelos alunos do curso técnico em Eventos, com a coordenação da professora e jornalista Patrícia Meyer e colaboração das professoras Cynthia Schneider e Evelise Antunes.
Aproveitamos para parabenizar os alunos e os professores organizadores pela realização do evento. Maiores informações no site: http://encontrocultcom.blogspot.com/
quarta-feira, 18 de maio de 2011
ENTREVISTA: GESTÃO DA COMUNICAÇÃO
OLÁ
Confira a entrevista com Deise Silveira da ALL sobre gestão da comunicação
Como deve funcionar a comunicação interna dentro das organizações? E qual sua importância no ambiente de trabalho?
Deve estar alinhada com as estratégias e cultura da empresa, em uma interface direta com a diretoria e suas expectativas. Ao mesmo tempo, manter-se bastante próxima dos colaboradores, buscando a efetividade dos canais, sempre atenta ao clima organizacional. As empresas são "organismos vivos", estão em constante mudança e a comunicação precisa estar atenta.
O que uma empresa espera de um comunicador?
Que seja ágil, competente, com conhecimento técnico e que goste de pessoas. Que tenha uma percepção adequada dos ambientes de trabalho, antecipando tendências e ficando atento à receptividade e efetividade das campanhas e mensagens pelo público.
Qual a importância da definição de públicos na comunicação interna?
Fundamental para um resultado efetivo, dentro das expectativas e com melhor aproveitamento da mensagem. Uma linha inadequada para um determinado público pode colocar em descrédito toda uma campanha institucional.
Quantas pessoas e quais profissionais trabalham nisso?
Internamente e terceirizados. Na ALL são dois profissionais de Comunicação Interna, sendo um coordenador e um analista, atuando com o suporte de uma agência especializada, a Ação Integrada. A equipe terceirizada é composta por três pessoas.
Como a ALL faz para gerir isso tudo?
Acima de tudo, é preciso um controle total dos processos, garantindo informações padronizadas em todas as unidades, com avaliações periódicas de resultado e um bom planejamento estratégico.
Como a ALL faz para gerir isso tudo?
Acima de tudo, é preciso um controle total dos processos, garantindo informações padronizadas em todas as unidades, com avaliações periódicas de resultado e um bom planejamento estratégico.
O que e preciso para ser um bom gestor de comunicação?
FALANDO SOBRE COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
OLÁ
É certo que as empresas, e também os homens, precisam se comunicar, mas, nesse comunicar-se, estarão sempre correndo o risco de se trumbicar, se não administrarem muito bem os seus discursos. Isso significa que as empresas devem cuidar quando se comunicam com seus públicos de relacionamento (stakeholders). Temos visto verdadeiros crimes contra a imagem de empresas por conta de uma visão ingênua, quando não irresponsável, com relação à comunicação organizacional.
Muitos empresários ainda não se deram conta de que a comunicação agrega valor e contribui para manter a empresa no mercado.
Comunicação é mais do que transferência de informação de um emissor para um receptor. É um processo dialógico, vivo, complexo e dinâmico, no qual as pessoas estabelecem relações de afeto, ódio, amor, medo, solidariedade, hostilidade, etc. Comunicação integra múltiplos modos de expressão, resultantes das variadas possibilidades de manifestação do ser humano e de sua necessidade de estabelecer relacionamentos. Essas formas comunicacionais transcendem a oralidade e a escrita, como o gesto, o olhar, a mímica, o espaço interindividual e até mesmo o silêncio.
Embora não seja possível identificar uma receita única de políticas de comunicação nas empresas de sucesso, existe algo comum em todas elas: a comunicação organizacional é tratada como área estratégica e localizasse administrativamente ao lado da direção da empresa. E por que deve estar no nível estratégico? É necessário um olhar sistêmico, de conjunto, para que se desenvolvam políticas de comunicação sintonizadas com os direcionamentos estratégicos da organização e que tragam equilíbrio entre os interesses da empresa e os de seus públicos de relacionamento.
Trechos do artigo de Artur Roman “COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Quem se comunica se trumbica!”.
Disponível em:
SORTEIO DE LIVROS
OLA
ATENÇÃO PESSOAL!Em breve faremos sorteios de livros da área de comunicação através do twitter - @9encom.
Não deixem de participar!
Assinar:
Postagens (Atom)